terça-feira, 11 de agosto de 2009

Depois de um inverno rigoroso...

Há tempos digo "depois de um rigoroso inverno" quando quero na verdade dizer apenas que estive afastada do interlocutor, muitos não entendem. Mas, eu estava conversando com um amigo quando citei minha habitual frase e ele concordou dizendo "ambiguamente", de repente me senti tão satisfeita que deixei a hora de lado e pedi que sentássemos. Finalmente alguém havia compreendido minha intenção com aquela expressão, e nesse caso o inverno também havia sido rigoroso. Percebi que mesmo esses amigos que mais são apenas conhecidos do que realmente confidentes e companheiros também podem nos surpreender positivamente. Acabamos por desenvolver uma conversa impolgante sobre o inverno e o outono, até falamos de planos para o verão.
Realmente fiquei feliz por tê-lo encontrado, mais feliz ainda por ter sido compreendida e ter passado uma hora tão agradável. Ainda assim, antes que nos despedíssemos com aquelas promessas comuns e nunca cumpridas de marcar alguma coisa, fiquei analisando que se não fosse a compreensão da sua parte eu praticamente teria me privado de um bom momento. Pode parecer autocrítica acentuada, mas fiquei imaginando uma nova situação se tivéssemos nos encontrado e não houvesse o episódio expressão habitual e compreensão, provavelmente eu diria que tinha outros afazeres e logo me despediria. Com isso deixaria de ter tido essa hora agradável, lembrado de momentos divertidos, descoberto algumas coisas, e até mesmo melhorado essa amizade.
Finalmente nos despedimos porque em momentos agradáveis a hora voa, e fui pra casa pensando como devo perder bons momentos com essas ideias fixas de coisas mais relevantes a fazer, ou de não perder tempo com alguém que nem tenho tanta amizade, ou mesmo de passar pelo mesmo caminho para não me perder ou perder tempo. Se eu fizesse tudo diferente poderia haver muitas decepções ou tristezas, mas incrivelmente tenho a sensação de que encontraria muito prazer e alegria. Desse casual encontro até a digitação desse texto me tornei outra mulher, não digo que faço tudo diferente ou que nesse tempo só tive bons momentos, mas estou aliviada por ter aprendido a aproveitar mais. A vida é muito rápida, mas comprida o suficiente para tirarmos essas lições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário