sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Segunda leitura de férias 2011/2012: Lucíola

 Período de leitura: 27 de novembro a 02 de dezembro de 2011.

   Na verdade, nem estou de férias ainda, tampouco escrevi sobre o primeiro livro que li neste final de ano (que foi Helena, de Machado de Assis, em breve devo escrever). Acontece que hoje pela manhã terminei a leitura deste clássico - pornográfico? -, "Lucíola" e senti uma imensa vontade de compartilhar. Indico!
   Muita gente deve se assustar, mas preciso confessar que adoro leituras com tom erótico, mesmo que de forma bem implítica, que não é o caso. José de Alencar se superou em erotismo numa época que nem era permitido, era? Enfim, caso seus contemporâneos não tenham aproveitado, aproveitemos agora. É uma narrativa simples, apesar de uma ou outra palavra em desuso, possível de acompanhar sem qualquer auxílio técnico, juro. Acima de tudo é uma leitura envolvente, se não fosse final de bimestre e eu tivesse tanta coisa todos os dias teria lido de uma vez só, é muito gostoso. Por sinal, gostoso mesmo, eta, paixão! Os puritanos, ou hipócritas, podem se espantar com algumas passagens, os menos sensíveis poderão não compreender as razões da protagonista, mas sinto que qualquer leitor que se entregar ao enredo sentirá e se questionará junto de Paulo.
    De uma forma ou de outra, acredito que muitos, como eu, ao lerem tentarão decifrar a sensual Lucíola, e na metade da narrativa adivinharão o que sucederá. Mas, tenham a certeza que de jeito nenhum isso fará com que a obra perca seu brilho. Confesso que estou até em dúvida se este livro não superou - no meu gosto - "Iracema" (do mesmo autor), e olha que adorei a história desta outra forte mulher. Claro, situações muito diferentes, até porque acredito muito na importância social de "Iracema", mas se refletirmos bem, uma narrativa da tradição romântica em que a protagonista é uma prostituta também tem um caráter bastante social - embora ainda mais moral.
   Não falarei mais sobre a história, pois o enredo é conciso e o desenrolar pelas palavras de Alencar tem seu valor. Leiam (e comentem, caso já tenham lido!)!

Ana Kita

Obra: Lucíola
Autor: José de Alencar
Editora: L&PM
Ano: 2010 (essa versão claro, porque a obra foi publicada originalmente em 1862)
Classificação: Romance brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário