terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Primeira leitura de férias 2011/2012: Helena

Período de leitura: (aproximadamente) 17 a 25 de novembro.

   Esta postagem ficou depois da segunda leitura, por simples inspiração, ou falta dela. Como já sabem, ou deviam saber (risos), ainda não estou de férias, tampouco estava quando deixei um pouco minhas leituras para meu projeto de pesquisa para retornar aos clássicos que durante o ano passado adquiri - e ainda não tinha lido. "Helena" foi uma escolha com o simples critério de "protagonizada por uma mulher", uma vez que eu tinha terminado alguns dias antes a leitura de "Inocência". Ah, talvez eu devesse falar antes sobre "Inocência", pois a leitura me surpreendeu muito, mas meio que me "vacionou" sobre o que eu encontraria nos demais livros românticos de protagonistas mulheres. Bom, nem tanto assim, porque até metade do livro eu não podia supor o que aconteceria a Helena e Estácio, ainda que imaginasse a não realização do amor, previsível pra época. Enfim, talvez eu escreva futuramente sobre "Inocência", quem sabe "leitura antes das férias 2011/2012", não que estas primeiras não o sejam.
   Partamos ao livro! Prefiro primeiro frisar que é Machado de Assis, o que já dispensaria elogios, como se fossem preonásmos, mas não consigo deixar de dizer que é de uma escrita belíssima. A doce, porém firme, Helena é de entrar no coração de qualquer um, não só dos demais personagens, mas dos distantes leitores. Com muitas palavras da época, a narrativa encanta pela doçura do romance velado, o não assumir de sentimentos, o não poder falar, e o, próprio, não acreditar. Inspiração para muitos roteiristas de novela... Leia e concordará!
   Machado, como em outros livros que já tive o prazer de ler, amarra a história de uma forma contagiante. O leitor não quer parar a leitura de jeito nenhum e ainda é capaz de, como eu, lamentar quando só restam algumas páginas. Os mistérios em torno da protagonista, reanimados pelos demais personagens, além da dúvida do caráter dos personagens e até o sentimento que envolve Helena e Estácio são ingredientes especiais e na medida certa para uma tarde prazerosa de leitura ou alguns dias de absorção. Indico!

Ana Kita


Obra: Helena
Autor: Machado de Assis
Editora: L&PM
Ano: 2010 (primeira publicação em 1876, em folhetim)
Classificação: Romance brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário