quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Terceira leitura de férias 2011/2012: Esaú e Jacó

Período de leitura: 3 de dezembro de 2011 a 25 de janeiro de 2012.

   A leitura demorada não foi só culpa minha, a obra também é assim lenta, enrolada, com pouca ação... Facilita deixar pra depois ou não ter ânimo de ler muito por momento. Ainda assim me trouxe várias reflexões: sempre a morte, seja nos romances ou na vida, e como mexe comigo e com as histórias; romance sem ação não motiva a leitura; mesmo Machado pode falhar - ufa! (risos); talvez a grande "mensagem" ou discussão do livro seja algo como aquele ditado "pau que nasce torto nunca se direita", essa ideia de inato, ou destino, ou, simplesmente, que apesar das mudanças há coisas que não mudam.
   Não conheço a história bíblica a qual o título faz referência, a não ser pela breve ideia de irmãos gêmeos que não se davam bem, disputavam. Bom, só isso resume também esta obra de Machado. Paulo e Pedro, irmãos gêmeos que pensavam diferente, constantemente têm desentendimentos, apesar de por vezes seguirem um mesmo "destino".
   Sinto em dizer que não recomendo este livro, é cansativo de ler e por ora não encontrei tanto a tirar, prefiro (e sugiro) outras obras de Machado de Assis.

Ana Kita

Obra: Esaú e Jacó
Autor: Machado de Assis
Editora: Martin Claret
Ano: 2001 (primeira publicação em 1904)
Classificação: Romance brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário