terça-feira, 28 de setembro de 2010

Amizades que partem - Ana Kita

   É péssimo perder um amigo. Seja pra distância, pro inimigo, para o destino inevitável da morte, ou para o desentendimento. É péssimo depender tanto de alguém que na sua ausência fica o nada. O buraco profundo dos perdidos, a saudade imensa que chama e chora. É péssimo, mas recorrente. 
   Eu queria que meus melhores amigos, de todas as épocas, tivessem o mesmo nome, assim quando um partiria o outro o substituiria como se aquele primeiro nem tivesse existido ou sumido. Se no fim eu me cansasse, tudo bem, eu diria que é mal do nome, não me acerto mesmo com fulano, chorava um pouquinho, e procurava um melhor amigo com outro nome.
   O vício de uma companhia é terrível, faz o usuário perder a razão, agir por impulso, fazer despropósitos, necessitar. O pior, do vício de uma companhia, é que nenhuma companhia pode ser eterna. Enquanto se pode saciar o vício a alegria é imensa e a satisfação parece plena. Aí rompe, e dói. 
   Não é assim. Cada amigo em cada época com seu próprio nome, com suas próprias manias, e seus próprios defeitos. Cada amizade com seu próprio fim. E um pedaço de mim que ficou com cada um. O nome não esqueço, só conhecer alguém com o mesmo nome que uma lágrima caí do coração e embrulha o estômago, enche os olhos de lembranças e a cabeça dói, é a ausência. Maldita ausência que fere os sensíveis.
   A ruptura faz com que uma análise do vício surja. Descobre-se finalmente que o mal esteve no vício e não no fim. O fim é consequência, é  novo começo. É aprendizado e saudade.


Ana Kita
   

2 comentários:

  1. O abandono, fuga ou desentendimento: constantes ainda mais presentes. E eu recordo de Romeu e Julieta e de como um desentendimento gerou uma tragédia. Da incerteza de como pensam os outros, da dúvida que nos consome, da mente que cria mais e mais estórias para saciar nossa fome de saber o que diabos está acontecendo. Esse texto me emocionou de diversas formas: pela harmonia, e pela familiaridade do tema. :)

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente presentes.
    Bom saber que emociono! >.<

    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir