domingo, 19 de setembro de 2010

Mini-conto: Covardia

  Soltei meu cabelo. Liberei as lágrimas. Foi pouco, eu sei. Pouco aos outros, mas a mim, foi muito. O máximo de minha coragem, a postura mais forte que já tive. Eu sei, sempre me acharam covarde. E não vou dizer que não fui. A vida, talvez, tenha me feito assim. Dois passos a frente, e um atrás, só pra garantir, só pra poder voltar, caso necessário. Deixei de viver muita coisa, perdi oportunidades, não peguei sol, não amei, não fui amada. A culpa foi minha, só minha. Muitos me alertaram, muitos tentaram me levar. E sempre o medo, o receio de que podia dar errado, de que comigo seria difícil, as preocupações com as consequências...Sempre fiquei paralisada. Estática, covarde. Inútil dissertar como teria sido se eu tivesse tipo coragem. Desnecessário pedir perdão àqueles com quem eu podia ter vivido. O certo é que agora estou de cabelos soltos, já não escondo o choro.

Ana Kita

6 comentários:

  1. bem construída esta narrativa, esta personagem. com possibilidade de continuá-la :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Íta! Você e sua visão de continuidade, rs. Quem sabe, quem sabe...

    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Uau, Ana... adorei: envolvente e também serve como se fosse um "grito de guerra"... ou melhor, como se fosse a "redenção" (um de meus temas favoritos).

    Depois de pensar isso, você pode fazer qualquer coisa, tentar qualquer empreendimento... usar como um mantra :)

    ResponderExcluir
  4. A covardia acaba por se redimir pela honestidade. A personagem pode ser acusada de letárgica, acomodada ou covarde mas não de falta de sinseridade. O tema da covardia parece mesmo se converter no da redenção pelo choro, pelo arrependimento...

    ResponderExcluir
  5. Muitíssimo obrigada, Kawen e Záia! ;)
    Adoro conhecer as leituras de vocês. Hoje vale tanto quanto me expressar escrevendo.

    Beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Pois Ana, permita-me comentar o insight que tive justamente sobre esse assunto:

    Se o texto original é o tronco de frondosa árvore, os comentários e respostas subsequentes são como galhos e frutos que enriquecem e ampliam ainda mais a beleza do original :)

    ResponderExcluir