sábado, 25 de dezembro de 2010

Sobre adorar o Natal...

   Preciso dizer que estava errada. É difícil confessar, sempre foi, assumir um erro é como permitir que os outros o enxerguem, ou voltem a percebê-lo. Mas, muitas vezes é necessário. Nem que seja necessário só para mim mesmo. Eu sempre adorei o Natal, adorava a ideia de no fim do ano as pessoas reservarem uma noite, e com sorte uma manhã, para estarem em família. Enfeitariam a casa, vestiriam bons trajes, fariam deliciosas comidas, presenteariam aqueles que amam. Tudo por sentirem que durante o ano todo a correria e as outras coisas que julgam importantes as impediu de darem a devida atenção que seus familiares mereciam.
   Mas, não é isso. Eu continuo gostando da data, porque as pessoas sorriem, porque pensam mais nas crianças, acreditam em milagres e lutam para conseguir o que julgam o melhor. O que mudou é que eu descobri o sentido de tudo isso, ao menos para mim. Não é a família inteira ou parte dela reunida, não é a casa enfeitada ou eu mal vestida, não tem haver com o cardápio que será servido ou os presentes escolhidos. É o que se sente. Trata-se de amar alguém, ou a todos. De ter alguém que me ame, ou muitos. Não preciso de presentes, embora goste deles, adoro quando aqueles que amo estão presentes, mas o essencial é que haja amor. Onde quer que seja, no dia de Natal e de preferência em todos os outros.

Feliz Natal a todos!

Ana

5 comentários:

  1. e de preferencia em todos os outros, sinto-me mal quando vejo apenas no natal as pessoas serem amáveis e solidárias.

    ResponderExcluir
  2. Já penso que qualquer coisa é melhor que nada. :D

    Abraços,
    Ana.

    ResponderExcluir
  3. bonito texto.
    o natal hj, em muitas famílias,
    um dos raros dias de união, dia em que todos se encontram com tempo e diligência.
    então, resta-nos desejar que todo dia seja natal.

    bjo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Eduardo!
    É um lindo desejo, e que cada um de nós pode "fazer por onde". Isso me lembra uma música que a segunda série onde estagiei esse ano cantou no encerramento, chama "Natal todo dia" e é do Roupa Nova, o refrão diz "Se a gente é capaz de espalhar alegria, se a gente é capaz de toda essa magia, eu tenho certeza que a gente podia fazer com que fosse Natal todo dia".

    Beijos, beijos.
    Ana

    ResponderExcluir