quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Terceira leitura de férias 2010/2011: Ensaio sobre a cegueira

Período de leitura: de 11 a 16 de dezembro de 2010.

   Há tempos queria ler, depois de ter assistido ao filme a vontade só aumentou. Engraçado que depois de ler me veio uma vontade de reler, como se só a repetição pudesse me permitir compreender as diversas reflexões que a leitura trouxe. Quem como eu nunca tinha lido Saramago deve correr, perde muito. Não é só a organização nada convencional do escritor premiado, é a descrição tão viva, são as ideias tão inusitadas, é a poesia das cenas mais trágicas às alegrias mais sublimes. Não é fácil lê-lo, menos ainda compreendê-lo ou dormir tranquilamente depois de umas páginas lidas. A leitura é densa, é complexa. Como é mantida a ortografia vigente em Portugal, a desejo de Saramago, há palavras que só pelo contexto são compreensíveis (peões, por exemplo, são pedestres). Contudo, não tenho dúvida de que vale a pena. Primeiro porque é preciso exercitar a mente, acabamos tentando poupá-la muito, quase o tempo todo. Segundo porque a leitura é magnífica, as reflexões são várias e o desenvolvimento como ser humano e leitor é garantido.
   Uma cegueira branca, como se nos olhos tivesse leite, contagia um homem, o oftamologista que o atende, os outros pacientes que estavam no consultório, o taxista que o leva, a secretária, a esposa... E logo a cidade toda. A primeira medida do governo é isola-los no prédio de um antigo manicômio, depois em qualquer lugar. Logo já não há comida para abastecê-los, não há soldados para contê-los, e até os membros do governo cegaram. O caos está feito. A maior cegueira torna-se a falta de bom senso, de humanidade, uma cidade sem leis, querem sobreviver e já se sentem mortos. No meio de toda população cega, uma única mulher, esposa do médico, não cegou. Não se sabe a razão do mal, nem dela não ter sido contagiada. Não se encontra cura, não se encontra explicação. A sujeira e os instintos vão sobrepondo e destruindo tudo que a sociedade - que via!? - valorizava.
   Mesmo conhecendo o final eu quis ler, mas eu sou assim. Acho que o importante é a jornada, é como ela acontece e não onde ela termina. Mas, a maioria prefere ser guiado pela surpresa do que virá. Sugiro então que leiam. "Ensaio sobre a cegueira" é mais um dos livros que eu indico a todos que querem pensar, refletir, humanizar-se.

Ana Kita

Obra: Ensaio sobre a cegueira
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1995
Classificação: Romance Português

5 comentários:

  1. puta livro, né?

    eu li durante esse ano também. e daí emendei o ensaio sobre a lucidez. que achei ainda melhor, mais inteligente.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parece bom. Nunca vi o filme nem li o livro, mas acho que farei um deles, hehe
    Provavelmente o filme XD
    O filme é bom? Tende a ser fiel ao livro?
    Beijo Ana.

    ResponderExcluir
  3. Fica a indicação do Ítalo, já anotei! :D Obrigada.

    Daniel, o filme é muito bom, e segue muito bem ao livro... Ainda sou mais o livro, pela escrita de Saramago, pelo uso da imaginação do leitor. Mas, vale a pena assistir ao filme.

    Beijos, beijos!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Beleza XD
    Vou ver um dia desses sim.
    E obrigado por permitir o roubo de seu gadget pra minha postagem, HAHA

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Esses roubos, ainda mais com referência são bem vindos. :D

    Beijos, beijos.
    Ana

    ResponderExcluir