segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Amigo não é pra sempre? - Ana Kita

   Perder raramente - pra não generalizar - é bom, mas perder um amigo é sempre ruim. Perde-se o encanto, perde-se um pedaço, perde-se muitos sorrisos. De repente, o chão escapa, assim como um abraço, uma ligação, um colo e um conselho. Pode ser o tempo, a correria da vida, a distância, uma intriga... O motivo que afasta não tem tanta importância, não para os dias que virão, para a saudade que tomará conta.
   Quando se perde o "homem da sua vida" ou "a futura mãe dos seus filhos" acontece uma ruptura, de sonhos, de planos, até de auto-estima. Você se sente sozinho e incapaz de conseguir nova companhia. Agarra-se às lembranças, a um projeto que tinham juntos e depois cai de cara nos estudos ou no trabalho. Rasga as fotos, quer sair e ficar com todos. Depois ameniza, diz que foi melhor assim, que já tinham vivido o suficiente. E recomeça, com outro.
   Quando é um amigo que se vai, a coisa é até semelhante, com algumas oscilações. Você sente um buraco, todo o resto ainda está lá, mas aquele alguém com quem você podia rir e chorar, compartilhar suas histórias de amor ou seus medos, simplesmente não está mais contigo. Você fica se questionando se foi erro seu, se podia ser diferente, pensa mil vezes em correr atrás, liga algumas vezes. Passa um clima estranho ao se cumprimentarem como meros conhecidos. Acontece alguma coisa e você pensa "preciso contar pra ele", só depois se dá conta de que não pode mais contar. Chora. Chora porque a ausência é terrível, você se sente dependente e sem chance de "reutilizar". Tenta substituir, mas nenhum amigo é igual. Só ele tinha aquela risada, aqueles conselhos, aquele abraço... Só ele comia os "champions" que você não gosta, topava sair mesmo em cima da hora, tem a mãe que acolhe todo mundo, ficava horas no telefone, aceitava ir ao cinema ver aquele filme ridículo que você tanto queria. Só ele parece fazer tanta falta e só você parece sentir. Fica com raiva, se sente uma boba, ele sempre foi assim? Depois se convence que não, que as histórias terminam, que seguiram apenas "caminhos diferentes". Um dia, com outro amigo, você lembra de uma piada ou um episódio que passaram juntos e só sente saudade, uma sensação de que foram bons momentos.
   Cá entre nós, perder um amigo só não é pior do que perder o "homem dos seus sonhos" que era um ótimo amigo.

Ana Kita

2 comentários:

  1. " Mas, agora é seguir, tentar... ;) " ...é isso amor, são tudo experiências, pra depois descobrir q o melhor estava por vir...e sempre vem.
    Bjs
    Tia Nani

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, tia! É isso aí, otimismo no sangue! ;D

    Beijos, beijos!
    Ana

    ResponderExcluir