sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sétima leitura de férias 2010/2011: Carta ao pai

Período de leitura: 12 a 21 de janeiro de 2011. 

   Tinha começado a leitura de "Inocência" e parei assim que comprei "Carta ao pai", descobri o título naquelas páginas finais de livros da L&PM que indicam outros da editora. Sendo de Kafka chamou minha atenção, tendo o nome de um projeto que produzo aqui no blog me senti na obrigação de conhecer. Conversei com meu tio, que já pesquisou sobre Kafka, ele disse ser uma leitura curta e interessante, que se eu usava "sem querer" o mesmo nome deveria mesmo buscar conhecer. Valeu a pena. 
   Alguns problemas externos à leitura me fizeram demorar com ela, arrastá-la. Também é algo denso que deve ser digerido, especialmente para quem, como eu, conhecia pouco ou nada da história de Kafka. Escrita em 1919 e muito maior do que as cartas costumam ser, é uma profunda carta de um filho traumatizado (penso eu) a seu pai.
   Vejo algumas semelhanças com as minhas (cartas para meu pai), e muitas diferenças. Começo pelas diferenças: o pai de Kafka está vivo, sempre foi distante, ele escreve com certo rancor, já é homem feito e sem muita esperança, o tema é a relação do pai com os filhos (mais precisamente com o escritor), não tem o intuito de informar ou refletir sua vida atual, seu objetivo parece ser "um abrandamento" das acusações do pai a ele. Já as semelhanças são: revive histórias do passado (vividas com o pai), fala no sonho de casar (repetidamente), cita os irmãos (no caso dele, as irmãs, mas deixemos no masculino para generalizar), reflete sobre semelhanças entre ele e o pai... E nunca foi entregue.
   Sinceramente achei este o livro mais difícil de comentar, possivelmente por não ser romance. Contudo acredito que também tenha influência o fato de que o livro, ou a carta, não tem divisões, portanto parece me pedir releituras, paradas, e até análise das notas (nem as li). Indico a quem se interessa por Kafka ou gostaria de conhecer um pouco da história dele, muito de sua literatura está ali explicada ou subjetivamente citada. 

Ana Kita


Obra: Carta ao pai
Autor: Franz Kafka
Tradução: Marcelo Backes
Editora: L&PM
Ano: 2009
Classificação: Literatura Alemã. Carta Autobiográfica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário