quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sexta leitura de férias 2010/2011: A mão e a luva

Período de leitura: 5 e 6 de janeiro de 2011.


   Machado é indiscutível, sempre pensei eu. Contudo é certo que discordo e muito do narrador desse romance. (Perdoem-me a petulância.) Machado continua exemplar, adorável, encantador, instigante. É um romance curto que dá vontade de devorar, embora se queira apreciar cada detalhe, cada botão de safira (risos). Três homens tão diferentes com o mesmo desejo, embora, eu diria, por motivos variados, conseguir a mão da bela Guiomar.
   Na personagem centrar desse livro vemos muitos aspectos do próximo período literário, o Realismo, ainda que venha cheia de detalhes e encantamento, típicos do Romantismo. É inclusive na figura dela que discordo mais fortemente do narrador, para mim ela é uma ambiciosa, sem sentimentos para nenhum de seus pretendentes. Outro julgamento (do narrador) que me tirou o fôlego foi quanto ao "mais bem conceituado" pretendente, Luís Alves. Numa passagem que muito me surpreendeu e me fez refletir o narrador diz, sobre Luís: "...sentiu que a amara deveras, ainda que o seu amor fosse como ele mesmo: plácido e senhor de si." Fiquei horrorizada! Tenho costume de escrever comentários e sublinhar passagens que me chamem a atenção e nesse trecho me questionei: Pode o amor ser "senhor de si"? Creio que mesmo alguém "senhor de si" pode amar, mas no momento que descobrir o amor em si, perderá o controle de seus sentimentos e até de seus atos. Luís Alves não perdeu, ao contrário, justamente com firmeza, ambição, sensatez e atos medidos conquistou seu objetivo.
   Enfim, apesar de discordar dos juízos de valor do narrador, adorei a trama e envolvi-me com as personagens, especialmente o romântico (e, infelizmente, imaturo) Estêvão. Ainda que o livro seja cheio de palavras distantes de nosso tempo, é uma leitura muito agradável que indico a todos. Está longe de ser um romance "água com açúcar" (a própria ambição na qual gira a trama traz mais aspecto de vida real que de "Conto de Fadas"), tem uma pitada de mistério e é demasiado envolvente - provavelmente por ter sido publicado, inicialmente, em forma de folhetim diário.

Ana Kita

Obra: A mão e a luva
Autor: Machado de Assis
Editora: Martin Claret
Ano: 2005
Classificação: Romance clássico brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário