terça-feira, 27 de abril de 2010

Utilidade pública: Ônibus!

Estou há algum tempo planejando escrever sobre esse tema, sempre prorrogo, hoje chegou a hora!
Quero deixar claro que esta foi apenas uma forma diferente de abordar o tema, e que deixarei de lado qualquer discussão quanto as atitudes governamentais ou os preços abusivos. É uma crítica de cidadã para cidadãos usuários do transporte público (visando especialmente aos ônibus, já que são a única opção da minha cidade).

REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA: EM ÔNIBUS

1- Como numa casquinha de sorvete ou num churros, ao entrar dirija-se para o mais longe da entrada, ou seja, encaminhe-se para o fundo do ônibus, afinal muita gente pode ainda entrar.

2- As saídas devem estar sempre acessíveis. Em caso de muita gente, mantenha-se próximo às portas apenas quando estiver para descer.

3- Nem todo mundo alcança nas barras do teto do ônibus, muito menos na cordinha para solicitar paradas, por tanto, dê espaço para as pessoas mais baixas (ou que possam ter dificuldade de erguer os braços, como idosos, pessoas com crianças no colo ou sacolas nos braços) segurarem nas barras que ficam presas às cadeiras e permita fácil acesso aos botões.

4- Cada pessoa tem uma vivência diferente e pode estar com um diferente estado de humor, respeite! Ou seja, ouça música só para você, converse num volume que não perturbe que não participa da conversa, evite demonstrações exageradas (como carinhos "calientes", ou discussões acentuadas)...

5- Cuidar da sua higiene pessoal é muito louvável, assim como não exceder no uso de perfume. Contenha os cheiros (bons ou ruins) que seu corpo passa liberar, ninguém é obrigado a senti-los.

6- Seja educado: prestativo, se possível, e respeitoso! Além de ceder lugar àqueles que precisam mais que você (seguindo a Lei, inclusive), não lhe mataria oferecer para segurar a mochila, os livros ou as sacolas de alguém que esteja em pé. Não custa tanto esboçar um sorriso educado ao motorista (até mesmo cumprimentar com "bom dia", por exemplo) ou a algum passageiro menos retraído. E evite bater ou encostar mais do que o necessário nos outros.

7- Tenha bom senso a abertura ou fechamento das janelas! Ninguém quer ser molhado dentro de um ônibus, mas não podem todos sofrer com calor, falta de circulação de ar, e ambiente extremamente propício a transmissão de vírus, porque quem está próximo a janela sente um pouco de frio ou teme alguns pingos.

8- O trânsito é instável, ninguém quer cair ou esbarrar, mas todos estão sujeitos a estes males. Tenha paciência e não ridicularize uma pessoa que por ventura caia, segure-se para não cair ou esbarre em alguém por algum movimento brusco do ônibus.

9- Cuide de seus pertences e proteja os outros de inconvenientes causados por suas coisas. Se não pode guardar seu guarda-chuva molhado, ao menos não molhe ninguém. Se carrega consigo algo que não pode não ser bem visto por uma parte da sociedade (como material erótico/pornográfico ou drogas) mantenha fora da vista dos demais. Essa regra também pode ser aplicada ao cuidado com as crianças, não permita que importunem desconhecidos ou lambuzem o ônibus.

10- Não estrague e não deixe que estraguem qualquer coisa de um ônibus.Cuidado com os assentos, as lixeiras, as janelas, não jogue lixo no chão ou prenda por aí, nem permita que alguém faça algum tipo de vandalismo dentro dos ônibus.

11- Dê o exemplo! Procure não criar confusão ou discutir com desconhecidos, apenas faça o correto e oriente educadamente quando for realmente necessário. Lembre que as pessoas são diferentes, que para alguns a forma com que você se expressa pode parecer mais rude do que era sua intenção, que há muita gente violenta, e principalmente, que as pessoas não precisam presenciar cenas desagradáveis.

Talvez precise de muito mais para melhorar o transporte coletivo, no entanto, parece evidente que essas regras tão lógicas ao bom senso trazem benefícios!

Cidadã joinvilense: Ana Kita.

2 comentários:

  1. CLAP CLAP CLAP
    AHHHH, se todas as pessoas que utilizam o ônibus pensassem assim!
    COM CERTEZA uma BOA PARTE dos problemas
    relacionados ao transporte público estaria resolvido!
    Assim ninguém mais reclamaria do preço da passagem, dos horários,
    da demora, do trânsito.. As pessoas passariam a utilizá-lo mais,
    haveria menos carros circulando, diminuindo assim o trânsito e
    consequentemente acidentes e mortes, diminuiria também a poluição,
    e consequentemente as doenças respiratórias e o aquecimento global!

    - Uahhh, que belo sonho, não?!

    É, na verdade o que todas as pessoas que dependem
    do transporte público “acreditam” que um dia vai acontecer,
    só que a maioria só “esperam” que isso aconteça sem se dar
    o menor trabalho de mover um dedo para que isso aconteça!

    É o que a maioria das pessoas fazem “acreditar e esperar” que TUDO melhore,
    de braços cruzados, “acreditando e esperando” NADA vai acontecer!

    Ehh, acho que me empolguei um pouco.. ^^ SHUAHSUAHSUa’
    Mas ta valendo o desabafo, e mais uma vez PARABÉNS,
    Ótimo texto! Beijo :)

    ("Nem todo mundo alcança nas barras do teto do ônibus" adorei hahaha)

    ResponderExcluir
  2. Adorei que se empolgou, Daia!
    Você não tem ideia do quanto é gratificante ver alguém empolgada por um texto meu! *-*
    Muito obrigada!

    Ah, e claro, eu me incluo no grupo de pessoa que não "alcança as barras do teto do ônibus! :$

    ResponderExcluir