terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Carta ao pai 17: Sonhos e lembranças

Joinville, 25 de janeiro de 2011.

Pai, hoje é terça-feira, grande coisa né? Só queria situar que é manhã ainda e já fui caminhar, já tomei "café" e banho, e o Sol está lindo. "Precisava" situar porque quero contar que na noite de domingo para segunda sonhei com você. Na verdade acho que foi pouco antes de eu acordar, então já era manhã - alta; na segunda acordei tarde -, mas o tempo é muito relativo, ainda mais enquanto se dorme. Já não lembro direito o sonho, acho que era uma viagem (literalmente, fique claro). Havia bastante gente "conhecida" e você nem era exatamente como foi, mas nos meus sonhos é assim, apenas algo dentro de mim ou do sonho me aponta que aquele personagem representa tal pessoa (da "vida real"). Eu gostei, gostei tanto que fiquei braba por ter acordado. Acho (porque não costumo lembrar muito dos meus sonhos) que desde a sua partida foi meu primeiro sonho com você, isso pra mim é um sinal positivo. Não vejo como uma negação, ou uma saudade ruim (daqueles que prendem as pessoas). Vejo até como uma evolução, como se eu cada dia entendesse, aceitasse, aprendesse e me permitisse mais.
   Sonhar com você me fez lembrar ainda mais coisas que vivemos, também gosto disso. Pra variar uma das minhas fortes lembranças é de dançar valsa, ou me negar. Ainda não aprendi a dançar, mas toda vez que essa possibilidade se aproxima fica aquela sensação "por que não aprendi antes?", queria ter feito mais bonito no seu casamento. Especialmente se eu soubesse que não haveria você no meu. Outra lembrança que me bate volta e meia é das férias de 2000/2001, aquela em que passamos na Enseada. Lembro seus pães, e pensamentos aleatórios que me diziam algo como "seria assim viver com meu pai?". Uma vez a Desiree me disse que você ainda tinha o sonho de um dia eu morar com vocês, que ela lhe dizia que era bobagem e você até reconhecia, mas confessava guardar esse sonho. Você nunca me disse isso, acho que para não criar clima. Eu nunca vi como uma ideia realmente possível, mas depois daquele verão pensei um pouco como seria minha vida morando com vocês. Hoje acho que seria realmente muito diferente, tudo que vivemos interfere em nosso comportamento e até pensamento, seria bem diferente de viver com minha mãe.
   Pai, outra coisa que sempre me pego pensando é sobre música. Lembro o quanto a canção "Pai", do Fábio Jr., significava para mim, algumas vezes coloquei em cartinhas para você ou me peguei cantando e pensando em você... Acho que você teria sido um ótimo avô. Outra lembrança foi um aniversário da Desiree, penso que o último ou penúltimo com você. Fizemos uma festinha e tinha karaokê, você cantou uma música que me emocionou, nossos amigos quiseram fingir que fugiam e eu acabei com lágrimas nos olhos - todos ficaram emocionados comigo. Coisas que acontecem, ainda mais com uma filhota tão sensível, né, pai? Depois da sua partida quando ouço "Gostava tanto de você", conhecida como do Tim Maia, é inevitável me emocionar. Foi feita para a filha que havia morrido, creio que de câncer. Tem uns trechos que levam muita gente a pensar no amor "homem-mulher", mas para mim a maioria dos trechos levam a pensar em você. "Não sei porque você se foi, tanta saudades eu senti e de tristeza você viver, e aquele adeus não pude dar (...), você marcou a minha vida (...). Em sonho vejo este passado e na parede do meu quarto ainda está o seu retrato". Mas, eu não vou me mudar para esquecê-lo nem evitar olhar suas fotos, pai, você sempre estará comigo.

Escrevo-lhe mais, logo mais.
De todo coração,
sua primogênita, Ana.

2 comentários:

  1. Estou tentando me recuperar do rio de lágrimas e suspiros emocionados, é eu suspiro qdo choro...há muito acompanho teu blog, adoro todos os textos, alguns me parecem bem complexos, mas é o jeito q tenho de ficar perto de ti, pra te conhecer melhor, acompanhar a tua vida, mas os " carta ao pai:" e eu nem preciso dizer pq provocam sentimentos bons diante da dor da perda. Obrigada!!!
    Te amo por tudo q tu é, pelo q tu já foi e pelo q tu será!!!

    Bjs

    Tia Nani

    ResponderExcluir